Comitê
É uma instância autônoma e independente que visa garantir o cumprimento das normas, políticas e diretrizes da organização, por meio de ações consultivas, educacionais e investigativas assegurando assim, a efetividade do Programa de Integridade.
O Comitê de Integridade da Casa Azul é composto por:
- um representante da Diretoria;
- um representante do Departamento Jurídico;
- um Coordenador;
- um representante colaborador e um membro voluntário independente (sem vínculo com a Instituição).
A diversidade dos membros do comitê objetiva avaliar as situações de diferentes pontos de vista permitindo uma maior equanimidade nas decisões da alta administração da Casa Azul Felipe Augusto, além de garantir uma maior independência nas atividades do Comitê.
- O Comitê de integridade tem dentre as suas diversas atribuições deverá realizar periodicamente:
- análise crítica das atividades do Núcleo de Integridade;
- propor melhorias nas normas, políticas e procedimentos;
- promover o tratamento das denúncias;
- conduzir investigações e recomendar sansões;
- propor melhorias para o Sistema de Gestão e Integridade.
O Comitê também tem o dever de garantir o pleno funcionamento do Sistema de Gestão e Integridade por meio de suas contribuições e ações de comunicação. Atua como defensor do Manual de Ética e Conduta da Casa Azul sendo de sua responsabilidade implementar, disseminar, revisar e atualizar suas diretrizes, bem como exercer o papel de instância superior na arbitragem de dúvidas ou conflitos de interpretação sobre o código de conduta.
A eleição para os membros do comitê de integridade aconteceu em março de 2021, com votação por meio de um formulário do google forms, link: https://forms.gle/6d3DmKdBCHF2KqKs8
A composição do Comitê apresentou-se da seguinte forma: